Você no Divã


 

Conversa aberta com a Psicanalista Eliana Sicsú

 

 

Tive um relacionamento com 13 anos de idade e ele 15 anos. Namoramos um ano, depois tivemos que terminar porque a mãe dele não queria de jeito nenhum, então não aguentávamos mais tantas cobranças. Sofremos por demais, mas resolvemos encarar a vida um sem o outro. Bem, esse é o problema, nunca conseguimos ficar longe um do outro. Hoje tenho 24 anos, e quando conversamos sempre rola algo... os sentimentos voltam tão naturalmente que parece que paramos no tempo. Só que hoje ele não quer mais nada sério comigo, diz que nunca daria certo, eu não entendo o por que se nos damos super bem. Já namorei outros carinhas e não consigo esquecer ele, quando vejo que estou começando a gostar eu termino e resolvo pensar nele novamente. É como se meu coração não tivesse espaço pra mais ninguém só pra ele. Hoje sofro muito, mas sei que não haverá mais nada entre nós dois. Então gostaria de saber o que devo fazer, pois o tempo está passando e eu não consigo namorar ninguém. Eu preciso ter uma família.

Petrolina/PE

 

:) Você reviver a química de uma experiência vivida no passado, como se fosse hoje, é uma questão fisiológica. O cérebro ignora se a informação faz parte do passado, presente ou futuro, apenas reproduz a química da memória que acessamos. A primeira questão importante é o quanto você gosta de você. Depois, o quanto você acredita que é capaz de ser amada por alguém, o quanto é real seu desejo de ter uma família e o quanto está comprometida com o projeto de ser uma pessoa feliz. De repente, a falta de um objetivo apaixonante na sua vida pode levá-la a ocupar-se da ilusão de um amor que só existe na sua cabeça... Tudo bem! Pode ter sido muito bom e especial o que viveu... só que é passado. É apenas uma lembrança. É impossível ter uma família com uma lembrança. É na realidade que somos felizes e fazemos acontecer nossos projetos. Será que está precisando de ilusões para tornar suportável a própria existência? Parece que a realidade está dizendo que ele seguiu em frente e não deseja construir um relacionamento amoroso com você. Decida entrar em contato com a realidade dentro e fora de você. Comece a negociar com você a possibilidade de amar e ser amada por um homem real que te respeita e está em concordância com o projeto de uma vida a dois. Posso imaginar a mulher poderosa que será quando decidir gostar de você. Você pode começar a viver plenamente, da melhor forma possível, todas as possibilidades de cada agora. Em você há todos os recursos que necessita para mudar seu presente. Agradeça as lembranças boas do passado e decida viver seu presente com objetivos e amor. Faça um novo e lindo álbum de sua vida! :)

 

 

Fiquei dois anos casada e meu ex-marido ficou meio depressivo logo no início do casamento. Ele não quis procurar ajuda. Quis voltar para a casa da mãe. Disse-me que ainda não estava preparado para o casamento. Hoje, voltamos a namorar, ele não quer voltar para a nossa casa. Essa situação me angustia e também não consigo terminar o relacionamento.

Jaguariúna/SP

 

:) Esse homem tem uma relação patológica com a família dele: certamente adoeceu para voltar para casa e dificilmente sairá sem um tratamento emocional. Independente do que sinta por você, ele está sendo liderado por uma mente em conflitos (provavelmente de primeira infância) e só uma mente consciente lidera um corpo para viver objetivos no presente. Se você insistir com ele para voltar, ele vai piorar para justificar que é incapaz de assumir o casamento. Nem o passar do tempo e nem você tem o poder de resolver essa situação. Se ele insistir em não buscar ajuda, busque você para si mesma e tenha a coragem de fazer as escolhas necessárias para que tenha uma vida feliz e produtiva. :)

 

 

Às vezes tenho crises de existência, procuro saber quem sou eu e não consigo identificar. Fico deprimida quando me lembro de coisas ruins do meu passado, principalmente quando me recordo de fatos ocorridos com minha mãe. Não consigo recordar momentos felizes na minha infância, apenas os ruins... Hoje eu sou uma pessoa muito insegura, e às vezes, me deixo levar pela tristeza de pessoas que estão ao meu redor... O meu maior medo é passar essa insegurança para minha filha... O que devo fazer?

Petrolina/PE

 

:) É hora de assumir a responsabilidade por sua existência e decidir liderar sua vida hoje. Como você deseja viver agora? Informe ao seu cérebro que os acontecimentos do passado podem ficar no passado e comprometa-se a criar novas memórias e novas compreensões sobre seu valor, sua capacidade, suas relações familiares e o significado de sua existência. Perdoe sua mãe e decida que filha deseja ser para ela. Veja os objetivos que tem e se está comprometida em fazer de você uma pessoa feliz e próspera. Decida ser uma fonte de alegria e abra mão de continuar sendo uma esponja para absorver a tristeza das pessoas ao seu redor. Escolha com quem deseja se relacionar e viva relacionamentos positivos e construtivos. É normal seu medo sobre sua filha, deseja que ela tenha boas lembranças de você e que a sua história com sua mãe não se repita nela. Então, faça uma história diferente de sua vida. Ela terá muita alegria e orgulho da mãe e pessoa que pode se tornar. Ah! Leia o livro: Descubra Quem Você É. :)

 

 

Sou divorciada há 5 anos e não consigo parar de sentir raiva do meu ex-marido. O que posso fazer para ficar bem?

Imperatriz/MA

 

:) Saiba que a raiva continua ligando você a esse relacionamento. Pode ser que a raiva encubra um sentimento de amor que ainda nutra por esse homem. Talvez ainda necessite enfrentar o fato de que acabou mesmo para poder seguir em frente. A raiva esconde a rejeição sofrida pelo rompimento do relacionamento e todas as expectativas envolvidas. A raiva limita sua autoestima e a impede de compreender que pode liderar sua vida a partir de AGORA. Algumas vezes, manter-se apegado à raiva é menos doloroso que seguir em frente sozinha. Então, você pode escolher manter a raiva ou DECIDIR gostar de si mesma, estruturando objetivos para sua vida, tornando-se cada dia uma mulher mais feliz, humana e capaz de viver outro relacionamento. :)

 

 

4

Voltar

Home