Você no Divã


 

Conversa aberta com a Psicanalista Eliana Sicsú

 

 

Acho que não estou conseguindo mais administrar minha vida e pior, meus sentimentos... passando por uma aglomeração de problemas em cima de um só: o fato de ainda não está trabalhando.. isso está pesando em todos os sentidos, principalmente em meu ego, que já não mais existe... preciso muito de uma orientação.

Petrolina/PE

 

:) Primeiro dê nome aos problemas e enumere-os. Talvez a sensação de incapacidade dimensione desafios naturais da vida. A maneira que olhamos as circunstâncias define os sentimentos que vamos sentir. Você deseja um trabalho? O que fez hoje para consegui-lo? O que pode fazer agora para conseguir? Qual a sua disposição de conquistar seu desejo? Pode ser que esteja mais comprometido com o sofrimento do que com o objetivo de conseguir um emprego. A propósito, você quer ter um emprego ou um projeto para sua vida? Você pode sair agora dessa cadeira de autopiedade e assumir a responsabilidade de se equipar e conquistar seus objetivos. Uma atitude de cada vez, todos os dias e à medida que estiver caminhando em direção da vida que deseja ter, será uma pessoa mais forte e feliz. Experimente! :)

 

 

Sou casada há 21 anos, um relacionamento muito conturbado. Cheguei a me separar, porem voltei a viver junto mais para agradar os filhos. Hoje vivo uma vida meio vazia. A questão é que quando eu estou muito longe dele até sinto falta, mas quando estou muito próxima me sinto sufocada... quero ir para longe de novo. Gosto das coisas que ele faz por mim, porém não consigo senti-lo mais como meu marido. Por favor, me ajude a entender toda essa confusão.

São Paulo/SP

 

:) Muitas vezes tomamos decisões que comprometem toda a vida sem a devida compreensão e conhecimento das motivações que sustentam tais decisões. Certamente, se olhar com calma, para a pessoa que era quando decidiu casar ficará surpresa com a falta de clareza dos motivos e sentimentos que a levaram ao altar. Então, o que a moveu dizer sim? Pode ter sido o medo de ficar sozinha, a busca de segurança, a insegurança de achar que só ele a amaria e ninguém mais. Certamente você não experimentou a força do sentimento de amar e ser amada adequadamente. E agora, você deseja amá-lo ou deixa-lo? Deseja ficar feliz perto dele? Você tem a crença de que é capaz de amar e ser amada? Encorajo você a investir mais no relacionamento com você mesma para poder entender o que sente e o que deseja sentir por seu marido. É importante que esteja confiante com a possibilidade de ser feliz. Toda confusão se desfaz com a certeza. Talvez precise de mais coragem para assumir seus verdadeiros sentimentos e pensamentos sobre o assunto. A gratificação emocional que existe entre vocês pode limitar sua percepção. Você pode decidir amar e assumir a responsabilidade de ser uma pessoa feliz. :)

 

 

Tomei conhecimento de uma das metáforas, a do ?Elefante Acorrentado? e não sei como, mas Deus fez você escrever naturalmente a minha história e eu queria muito deixar de ser esse "Elefante Acorrentado". Infelizmente, não consigo nem saber como e nem tenho forças para sair dessas correntes, dessa prisão. Me isolei do mundo, das pessoas, vivo em um mundo que é só meu, acho que não tenho mais nem amor próprio. O que fazer quando as lembranças de uma infância sofrida e solitária falam mais alto que seu eu no hoje e agora?

São Paulo/ SP

 

:) Você disse bem: "...lembranças de uma infância sofrida e solitária..." - Do passado só temos as lembranças e muitas vezes dimensionadas negativamente para justificar um modelo mental de rejeição, um sofrimento do presente ou para nutrir um sentimento de inferioridade. Vamos descartar a possibilidade de você estar num estado depressivo e me dirijo à pessoa adulta que é hoje. O que é importante para você? O que está disposto a fazer com a sua vida que já foi "tão sofrida"? Significar a existência é uma decisão de se apropriar da vida para gerar mais vida, sonhos, alegria e plenitude. Você é incapaz de voltar ao passado e mudar a história do menino, no entanto AGORA pode decidir o que fazer com o homem que é. Posso sugerir uma ideia maravilhosa: aceitar a verdade de que pode amar e ser amado, de que tem valor e de que é capaz. Essa capacidade inclui viver os objetivos que eleger para sua vida. Sofrer envolve menos esforço, então, levante-se e comece a mudar sua história. Quero ouvir das coisas boas e produtivas que vai fazer com a sua vida a partir desse momento. Você é quem decide se as correntes estão quebradas ou não. Você é quem decide sair da posição de "coitado" para conquistar a posição de vencedor. Transforme-se numa poderosa águia e seja um ser humano pleno como Deus o fez. :)

 

 

Tenho sempre a sensação de que nunca vou ter um relacionamento duradouro e feliz. Estou convivendo há 01 ano com meu marido e sinto falta de oficializar a união. Ele já foi casado e já disse que não quer casar e ter filhos. Isso me deixa triste, mas não quero obrigá-lo ou insistir sempre nesse tema. Sinto que ele gosta de mim, mas sempre tenho a dúvida se realmente existe amor. Sua justificativa é que já fez tudo isso em outro casamento e nada deu certo. Sofro as consequências do casamento fracassado que ele teve.

Salvador/BA

 

:) Certamente é um exercício diário conviver com a perspectiva de abandonar os sonhos românticos de casar e ter filhos com o homem que ama. A realidade surpreende sua idealização e um sentimento forte de amor a faz querer diminuir a importância desses sonhos idealizados na alma para permanecer com seu amor. Parece-me que está responsabilizando o "casamento fracassado" do seu marido pelo que está sendo impedida de viver nessa relação. Imagino que ele tenha deixado claro para você as intenções dele para a convivência de vocês. O que saiu errado? Você pensou que seria mais fácil desistir dos seus sonhos? Pensou que conseguiria fazer com que ele mudasse de ideia? Convido você a sair da posição de sofrimento para assumir a responsabilidade de fazer as escolhas que a deixa feliz. Pergunte e responda para si, o mais honestamente possível: acredito que posso ter um relacionamento duradouro e feliz? É muito importante oficializar minha união? Estou negociando de forma inteligente meu desejo de ter um casamento ou apenas reclamando? Entenda: Você é livre e capaz de fazer as melhores escolhas para sua vida. Você é a pessoa responsável para garantir que as coisas importantes sejam valorizadas e vivenciadas na sua existência. Acredite no poder do amor e invista na sua compreensão sobre as escolhas que está fazendo e o futuro que deseja para si. Somente uma pessoa feliz pode viver um relacionamento feliz e dar sustentação para que ele seja duradouro! :)

 

 

3

Voltar

Home