Você no Divã


 

Conversa aberta com a Psicanalista Eliana Sicsú

 

 

Estou passando por um problema muito grande: meu marido tem uma filha fora do casamento, e eu aceito a criança pois sei que não tem culpa de nada... Quanto a mãe da menina, todas as regras que dita para meu esposo ele aceita, já não suporto mais esta situação...Todas as vezes que ela quer as coisas ele cede e não me comunica quando fico sabendo ele já agiu. Meus filhos pequenos estudam em uma escola municipal para evitar gastos mas a filha dele com a outra mulher estuda em uma escola particular e ele ainda paga pensão e agora até o material ele vai pagar... Minha vida é um tormento total, não sei mais como administrar este problema.

Salvador/Bahia

 

:) Falta você esclarecer para si mesma qual é realmente seu desafio: a questão é a mãe da menina ou a quantidade de investimento financeiro que ele faz à filha fora do casamento ou o fato de seus filhos estudarem numa escola pública e você sentir-se em desvantagem ou a própria existência da filha? Falando do seu relacionamento com ele: sente-me amada e abastecida emocionalmente? Como está sua autoestima? Reconhece o seu valor e está focando seus objetivos para sua vida e família? Parece-me que está bem chateada com a vida que está vivendo. Quero te lembrar que você é a pessoa responsável para interagir com sua realidade e produzir as mudanças que deseja. Se há injustiça no trato e nas relações, aprenda a negociar positivamente condições melhores para seus filhos. Se ele exagera, compreenda suas motivações e considere com ele novas alternativas de comportamento. Quando você começar a assumir a responsabilidade para ficar bem, e interagir com esse assunto positivamente, saberá sempre o próximo passo. E Deus estará com você, dando-lhe sabedoria e equilíbrio, porque ele deseja que fiquemos bem e felizes em nossa existência. :)

 

 

Fui casada por 05 anos e estou separada há 4 anos e meio mas não consigo me desligar do meu ex-marido, sinto um amor tão grande por ele, e é sempre assim quando me distancio para tentar seguir minha vida ele vem e me busca, somos muito próximos mesmo, e não consigo entender nem perguntar a ele por que ele é assim. Pedi o divórcio e ele me pediu para esperar mais um pouco, sou uma pessoa angustiada e só me sinto bem quando estou com ele, somente vendo e conversando. O que devo fazer?

PETROLINA /PE

 

:) A pergunta importante é: O que a impede de aceitar o fim e seguir em frente? Parece que ainda tem expectativa de voltar para esse relacionamento. Será que o seu amor por ele é tão grande ou o seu amor por você é muito pequeno? Pense bem! Ele te busca... ele pede para você esperar... Certamente esses pedidos são confortáveis para ele e é bom para ele você fazer tudo como ele deseja... E você? O que de fato deseja vivenciar na sua vida? Se você aceitar a ideia que pode sentir-se bem e ficar feliz sem ele, assim será. Nosso corpo e mente reage a Se você já fez tudo e ainda assim o relacionamento não existe: ACEITE que acabou e siga em frente. Comece a investir em objetivos significativos para sua vida e experimente a alegria de crescer, de superar, de prosseguir e de fazer escolhas que gerem bons resultados para seu AGORA, futuro e eternidade. :)

 

 

Oi! Gostaria muito de poder realizar meu tratamento com você... Como faço pra ter uma vida em paz comigo mesma? Estou em um relacionamento há 7anos, já nos separamos três vezes por causa do meu ciúme, sou muito chata, tenho medo das pessoas levarem ele de mim, sempre me acho inferior a ele, tenho crises de ciúmes que fez acabar com meu noivado que já estava com casamento marcado e estou sem condições de voltar a seguir minha vida. Ultimamente tenho me afastado das minhas amigas, sempre acho que as pessoas estão falando mal de mim ou que não gostam de mim, tem dias que não quero falar com ninguém, fecho a cara pra pessoas, sempre tive uma vida sofrida na infância, meu pai alcoólatra, muitas separações, muito sofrimento na família, moro com meus avós desde 15 anos de idade, o que faço?

Sousa/Paraí­ba

 

:) Certamente você é uma pessoa incrível, forte e capaz de ser muito feliz, só que ainda não sabe disso. Você fala de ciúmes, chatice, medos, passado, sofrimentos... Todos esses sintomas são sustentados pela falta de uma percepção atualizada e positiva acerca de sua própria imagem, de seu valor, de sua capacidade de amar e ser amada e de seu potencial para viver relacionamentos duradouros e felizes. Provavelmente, a dor emocional que experimenta por causa do rompimento com o relacionamento faz você valorizar mais o sofrimento vivido no seu passado com seus familiares nesse momento. Defina exatamente qual a dor emocional que mais a incomoda. Seja mais específica para definir seu desafio atual e assuma a responsabilidade de conquistar o estado emocional que deseja bem como os objetivos para sua vida. Uma autoestima elevada pode te dar um olhar mais corajoso e objetivo da realidade. Afinal, se o relacionamento acabar, vale a pena continuar vivendo sua vida? Claro que vale a pena continuar vivendo e conquistar um novo amor e todos os demais objetivos para uma vida plena. (Se pensar que não, procure imediatamente um Psiquiatra para uma avaliação do seu estado psíquico). Decida viver plenamente sua existência e todos os dias supere os desafios que a viver lhe oferecer. Você pode! :)

 

 

Já tive vários relacionamentos duradouros entre noivado ou até mesmo querer morar junto, mais sempre fico sozinha... eles sempre terminam comigo e hoje não sei mais se quero casar, ter família, pois me dedico, gosto, amo, mas parece que isso não é o suficiente. Já sofri muito. Hoje eu fico angustiada, mas não sofro tanto. Estou cansada de ouvir: "você é uma pessoa boa, mas não mereço tudo que faz por mim!" Não entendo como é que sou boa e não sirvo pra ninguém. Ainda tem a questão que me sinto tão inútil. Fico muito angustiada com essa situação. Quando estou assim fico isolada no meu quarto e só resta eu chorar para aliviar a angústia que sinto... Sempre vai ser assim. Não sei mais o que pensar em relação a meu futuro, uma mulher sozinha, amargurada é o que vejo. Me ajude!

Petrolina/PE

 

:) Parece que tem uma enorme placa na testa dizendo: Alguém me queira, por favor!   Uma pessoa com baixa autoestima é carente e acaba sendo uma pessoa desagradável para viver um relacionamento: cobra, exige, chantageia, agride com palavras, tem ciúmes... Observe quais comportamentos tem evidenciado a rejeição que carrega na alma e repassa para suas relações pessoais.  
Compreendo que chorar para aliviar a angústia é a opção que está dando para si, quero te sugerir outras possibilidades: amar mais você, fazer de você uma mulher admirável, feliz, realizadora, viva, cheia de relacionamentos com gente, comprometida e apaixonada por um sonho.
Quais são os seus sonhos? Sonhos geram vida e produzem encantamento.
Saiba que assim como um dia escolheu sentir-se inútil pode agora escolher  sentir-se uma pessoa útil para as pessoas e para a humanidade. O seu valor é você quem confere a si mesma.
De fato você terá o futuro que projetar pela sua mente mais o resultado de suas atitudes. Coragem!  :)

 

 

2

Voltar

Home