Aprendiz da Vida


 

Relacionamento Amoroso

 

 

Relacionamento AmorosoÉ muito importante saber a sua responsabilidade na construção de um bom relacionamento amoroso, ao invĂ©s de ficar apontando os defeitos do cĂŽnjuge.


Muitos casamentos vivem constantemente ameaçados pela incapacidade de cada cÎnjuge assumir a responsabilidade por suas atitudes.


É comum maridos egoĂ­stas e mimados  cobrarem de suas esposas que sejam tratados como um “bebezĂŁo”:  a comida no prato (como a mamĂŁe fazia), a toalha no banheiro, o chinelo na mĂŁo, a escolha da roupa, aonde estĂŁo as coisas.


Por outro lado, tambĂ©m, Ă© fĂĄcil encontrarmos mulheres com “SĂ­ndrome de Princesa” que nĂŁo entenderam o que era um casamento e confundiram com as brincadeiras de bonecas da primeira infĂąncia. Sofrem profundamente na convivĂȘncia e geram situaçÔes conflituosas para todos ao redor, algumas atĂ© adoecem. Normalmente estas mulheres vivem infelizes ou passivas diante da demanda de responsabilidade, pela falta de compartilhamento das tarefas na convivĂȘncia, pela falta de senso de realidade. 


Acredite: o casamento funciona fĂĄcil quando dois adultos casam-se. Quando duas “crianças” entram numa relação de casamento, as pessoas  ao redor assistem um festival de lançamento de “culpas” ? “VocĂȘ Ă© o culpado!” e “NĂŁo, vocĂȘ Ă© quem estĂĄ errada.” VĂ­timizados e feridos, cada uma das “crianças” vai procurar o papai ou a mamĂŁe e continuam exercitando-se em nĂŁo assumir responsabilidade sobre sua vida e sobre os desafios de viver a dois satisfatoriamente.


Se cada um se responsabilizar pelas dificuldades que tem para chegar a um acordo, certamente serĂŁo superadas. Desista das fĂłrmulas de sucesso ou fracasso e procure sempre dar o melhor de si e compreender o que o outro pode ofertar no relacionamento.

 


Voltar

Home